A fé concedida por Deus, muda tudo e todas as coisas. Como podemos olhar para o Natal sem fé? Eu digo ser impossível. Precisamos dela pra crer em tudo que o Natal e o Cristianismo representa. Mas como achá-la? Onde comprá-la? Será que tem como ganhá-la em um lindo papel de presente e um laço embaixo da árvore? Digo mais uma vez que não.
O apóstolo Paulo afirma que essa fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). Essa mesma fé é concedida pelo próprio Deus. Ele nos sonda e sabe da nossa incapacidade de crer, por isso mediante a sua graça, nos concede fé para crer nEle mesmo. Isso pode parecer contraditório, mas é umas das mais lindas verdades bíblicas.
O Natal nos conduz a ter fé no Cristo que nasceu, morreu, ressuscitou e que voltará. O Natal nos constrange a se deliciar na vida do Cristo que nasceu de uma virgem e repousou em uma manjedoura. No Cristo que ainda jovem maravilhou a todos com seus ensinos (Mc 1.21-22). No Cristo que quando adulto, mostrou que temos um Deus que nos livra das tentações.
A fé nos leva a imitar o mesmo Cristo, que morreu por nós quando ainda vivíamos uma vida errante.Essa é a verdadeira fé salvadora. O Natal celebra o nascimento do menino Jesus. O Natal celebra a encarnação do próprio Deus. O Natal celebra a vida que nos foi dada pela vida daquele bebê. O Natal nos traz à memória a humanidade de Cristo. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29). Ele é o pão da vida. Ele é a Estrela da Manhã.
O mesmo Deus que guiou aqueles magos a Belém, coloca em nós a fé para crer na obra redentora do bebê encontrado na manjedoura. Deus encarnou! Louvemos a Ele por isso! Celebremos isso todos os dias do ano. A estrela que iluminou aquela linda noite, ainda brilha hoje. Celebremos mais uma vez então. Como disse Timothy Keller, “o mundo não pode salvar a si mesmo. Essa é a mensagem do Natal”.