O NATAL COMO RESPOSTA À ESPERANÇA

O Natal é a nossa esperança. Não apenas uma, mas nossa única esperança. Vimos nas últimas publicações que o nascimento de Cristo, Deus perfeito que se fez homem, abriu para nós o único e vivo caminho, a esperança de restauração, como aprendemos em Hebreus 10. Vimos que no verdadeiro Natal encontramos motivo para lutar contra o pecado, para enfrentar o sofrimento, para crer em sua palavra, para termos nEle fé e, portanto, como forma de vida, no nascimento de Cristo temos toda nossa esperança.

Convido você à lembrança do livro de Ageu. O povo de Deus havia deixado o cativeiro e retornado à sua terra. Em Jerusalém, ainda em ruínas, o povo decide começar a restauração a partir de suas casas, mas Deus fala pelo profeta que priorizasse a construção do templo. O povo fica triste porque não tinha condições de reconstruir o templo como um dia havia sido, belo e imponente. Mas Deus os lembra que seu verdadeiro tesouro não era prata e ouro, mas a aliança que tinham com seu Deus que habitava no meio deles. O templo tipificava a presença de Deus no meio do seu povo e aquele novo templo seria mais glorioso do que o primeiro, não por riquezas e tamanho, mas porque o próprio Deus entraria ali.

A presença de Deus é representada em toda a história de seu povo. O Deus que caminhava diariamente com Adão e Eva no jardim do Éden, que acompanhou seu povo em toda a peregrinação no deserto, no tabernáculo, no templo, falando através de seus profetas e que, por fim, em corpo humano, habitou fisicamente entre nós. Deus nunca foi um deus distante, mas sempre teve prazer em habitar com o seu povo amado. No Natal, se fez homem, e habitou conosco, estabelecendo seu Reino Eterno. Mas essa obra ainda não está completa.

Deus há de completar sua obra, para que possamos habitar em perfeita comunhão com Ele eternamente. Essa é a nossa esperança. Nosso Deus, que veio um dia a este mundo, voltará! Quando ele voltar, todo o pecado será extinto e a criação, restaurada. Ele será nosso Rei e nós seremos seu povo! Essa é a nossa esperança! Maranata – Ora vem Senhor Jesus! 

“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.” – Filipenses 1:6